MARIANA, 22 DE JULHO DE 2017

Coleta seletiva

Coleta Seletiva já é realidade em Mariana. Apresentamos abaixo orientações importantes para garantir o sucesso desse trabalho. A partir de agora, a coleta do lixo em Mariana é diferente. Além da coleta noturna habitual, acontece também a Coleta Seletiva programada durante o dia, em cada bairro, conforme programação. Para que isso aconteça é necessário que cada residência, comércio e estabelecimento que gera lixo colabore, separando em recipientes adequados, tudo o que é reciclável daquilo que não se pode reciclar. 

A contribuição de cada um é muito importante. Praticar a Coleta Seletiva é um ato de cidadania e significa melhorar a saúde pública, diminuir a poluição do meio ambiente, reduzir a exploração dos recursos naturais e o consumo de energia, gerar trabalho e renda para os catadores, dentre muitos outros benefícios. Num simples gesto, um grande ato. A natureza agradece. 

Nesta primeira etapa de trabalho, trataremos os resíduos (lixo) como secos e úmidos (ou orgânicos).

Exemplos

SECOS

► Papéis, plásticos, metais e vidros. 

ÚMIDOS

► Todo material que se decompõe, como restos de comidas, cascas e bagaços de frutas e verduras, ovos, legumes, alimentos estragados. 


O que podemos separar? 

► Todo tipo de papel que esteja limpo: papelão, jornal, embalagens diversas (como a de leite longa vida). 

► Os plásticos que devem ser separados do lixo úmido são as garrafas pet, os copos descartáveis, as embalagens de produtos de limpeza e de produtos alimentícios. 

► Os metais como latinhas de alumínio, latas de alimentos diversos e aerosóis, marmitex e panelas velhas. 

► Os vidros também estão na lista de Coleta Seletiva. Garrafas de bebidas, potes em geral, frascos e cacos de vidros são reaproveitáveis.


DICAS

► Separe sempre o lixo úmido (alimentos) do lixo seco (papel, vidro, metal e plástico). Mas atenção: os vasilhames de vidro, lata e plástico devem ser lavados antes de descartá-los. 

►  As latas deverão ter as tampas empurradas para dentro, para não ferir ninguém. 

► Os papéis devem estar secos e os materiais cortantes, como vidros quebrados, devem ser embrulhados em papel grosso ou jornal.


CAMAR 

O Centro de Aproveitamento de Materiais Recicláveis (CAMAR), cooperativa com cerca de 20 integrantes, irá realizar o trabalho de Coleta Seletiva em nossa cidade, em parceria com a Prefeitura de Mariana e o Programa Agenda 21 Local. A Cooperativa concentra suas atividades na coleta de papéis, plásticos, metais e vidros e no seu devido encaminhamento para reciclagem. 

Além da sua importante função social, muitas vezes constituindo a principal fonte de renda familiar, a CAMAR se consolida como instrumento de desenvolvimento socioeconômico não apenas de seus cooperados, mas de todo o município. Já está em funcionamento um galpão provisório para armazenamento dos resíduos gerados na cidade. Enquanto isso, o galpão permanente de estocagem e processamento dos materiais está em construção, seguindo todos os critérios e normas exigidas. 

Neste momento, anunciamos a Coleta Seletiva parcial (coleta de secos e úmidos, como descrito anteriormente) nas residências, em caráter experimental. O trabalho será complementado por palestras educativas para sensibilização e conscientização da comunidade. Os demais estabelecimentos - prédios públicos, escolas, comércios e outros - devem praticar a Coleta Seletiva integral desde já, ou seja, instalar seus coletores individuais de papel, vidro, plástico, metal e orgânico. 

Por se tratar de um processo de mudança, em que serão alterados hábitos dos cidadãos, insistimos na necessidade da colaboração de cada um. Pedimos que se empenhem em participar das palestras e encontros, que serão oportunamente anunciados e orientados por nossos profissionais, pois as informações são de grande importância nesse primeiro momento. 

Sabemos que pouco a pouco nos adequaremos à nova forma de tratar nossos resíduos, pois acreditamos na determinação de todos em promover um futuro melhor, em que o consumo racional e a responsabilidade individual nos elevarão ao patamar de uma cidade consciente, que cuida do bem estar do seu povo atual, conservando seu meio ambiente e garantindo integridade para as suas futuras gerações. 

Com o esforço conjunto, pondo de lado o individualismo, caminharemos para uma transformação saudável em prol de uma Mariana sustentável.

 

Endereço:
Rua Pollux, n° 30, Bairro Cruzeiro do Sul (ao lado da Skol).

Prefeitura Municipal de Mariana
Pc Juscelino Kubitschek, s/n - Mariana - MG
(31) 3557-9000

Telefones Úteis
Conselho Tutelar: 3558-2216 / 8312-9582
Assistência Judiciária: 3558-3186
Defesa Civil: 3558-4412 / 199
DETRAN: 3558-2361
Epidemiologia: 3558-2653
Guarda Municipal: 3558-5468 / 3558-5356
Junta Militar: 3558-1503
Limpeza Urbana: 3557-9036 / 3557-9072
Polícia Militar: 3558-2488 / 3557-1122 / 190
Pronto Atendimento- Policlínica Nova: 3558-1894