Tamanho da fonte    A+  A-


Gabinete do Prefeito


O Gabinete tem como principal função assessorar o prefeito em suas funções políticas, bem como nas relações institucionais dentro e fora da prefeitura. Desde o planejamento da agenda de compromissos do prefeito, até o encaminhamento de documentos, atas, comunicados internos, entre outros. O setor atua, também, como um mediador entre o prefeito e suas secretarias. Determinados assuntos, de menor complexidade, podem ser resolvidos pelo órgão, sem necessariamente, passar pelo prefeito. Outro importante papel do Gabinete é estabelecer um contato direto entre prefeito e comunidade, diminuindo a distância entre eles. O objetivo é possibilitar a participação efetiva e a contribuição do marianense durante o período de gestão.

Nome: Duarte Eustáquio Gonçalves Júnior 
Data e local de nascimento: 11 de setembro de 1980 em Mariana. 
Formação: Ensino Superior completo (Direito) 
Partido: PPS 

Duarte Junior, também conhecido como “Du”, nasceu em 1980, em Mariana. Pertence a uma família de tradição na política. Seu avô, Geraldo Gonçalves foi vereador na Câmara Municipal na década de 60, numa época em que a função era uma honraria, exercida de forma voluntária. Foi um dos grandes nomes da política, com atuações decisivas para os cidadãos marianenses. É filho do também ex-vereador de Mariana, Duarte Eustáquio Gonçalves e de Maria da Conceição de Vasconcelos Gonçalves, e irmão do atual vereador Juliano Duarte. Com 31 anos de idade, Duarte Junior formou-se em Direito, é casado, e pai de três filhos.  Deu os seus primeiros passos na política em 1996, na época em que tinha apenas 16 anos de idade, quando foi convidado por Celso Cota a se filiar ao PSB. 

Disputou a sua primeira eleição de 2000, sendo eleito, na época, aos 19 anos o vereador mais jovem do país. Cumpriu o seu mandato de quatro anos e escreveu seu nome na história política de Mariana. Sua experiência parlamentar, na Câmara de vereadores, o levou a traçar novos rumos na política.

A convite do ex-prefeito João Ramos Filho (PTB), em 2004, ele disputou a eleição, desta vez, como candidato a vice-prefeito.  Em 2008, filiado no PPS, Duarte Junior decidiu alçar voos solo, lançando candidato a prefeito e conquistando o terceiro lugar, com 7.140 votos. Quatro anos depois, após seguir por caminhos diferentes, ele reencontra Celso, quem o levou a assinar a ficha de primeira filiação, para se tornar o seu futuro vice-prefeito e entrar, definitivamente, para histórica política de Mariana. 

Em 2016 foi eleito, com 26.078 votos, prefeito da Primaz de Minas ao lado do seu vice Newton Godoy.

Coordenador de Gabinete: Igor Gomes
Telefone para contato: 31 3557 9102

Secretária do Prefeito: Maria Ângela Pereira
Telefone para contato: 31 3557 9003