Recomendação Técnica - Influenza

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO SMS Nº 01/2022
Assunto: Antecipação da sazonalidade do Influenza.
Mariana, 03/01/2022
Considerando a NOTA INFORMATIVA SES/SUBVS-SVE-DVAT-CDAT 2550/2021, divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, em 22 de dezembro de 2021, o município de Mariana, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio desta nota, alertar para o cenário de antecipação da sazonalidade da (gripe) Influenza e reforçar recomendações.
Foi observado no último mês de dezembro o aumento da demanda de crianças e adultos com sintomas gripais na Policlínica Municipal. Para efeito de comparação, durante o mês de dezembro de 2020, foram realizados 7.093 atendimentos no serviço, já em dezembro de 2021, esse número subiu para 11.189. Um aumento de 36,6%. Sendo que a maioria dos atendimentos são por problemas respiratórios referentes às gripes causadas por influenza e manifestações respiratórias por vírus identificado e não identificado, além de pneumonias virais, infecções agudas não especificadas das vias aéreas inferiores, classificados como cor verde ou azul pelo Sistema de Classificação de Manchester, ou seja, casos não urgentes, que poderiam ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde.
Com o objetivo de verificar quais os vírus respiratórios causadores de síndrome gripal estão circulando no nosso município, exames laboratoriais estão sendo coletados, seguindo o Protocolo de Síndrome Gripal/SRAG e Classificação de Risco e Manejo do Paciente sintomático e encaminhados para a FUNED (Fundação Ezequiel Dias) para análise. Importante ressaltar, que até a data de hoje, nenhuma amostra foi positiva para o vírus H3N2.
No caso de sintomas leves, a orientação é fazer repouso e ingerir bastante líquido para evitar desidratação. Sintomas mais graves incluem febre alta, falta de ar e dificuldade para respirar, dor ou pressão no peito ou estômago e a Secretaria de Saúde recomenda atenção especial aos grupos com fatores de risco para complicações, como idosos, crianças com menos de 2 anos e pessoas com comorbidades.
Para não sobrecarregar o sistema municipal de Saúde, reduzir o tempo de espera e garantir atendimento a quem precisa, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda que a população só procure o hospital e a Policlínica Municipal caso apresente sintomas graves.
Reforçamos que a população deve manter-se vigilante e tomar medidas que evitem a propagação da Influenza, que são as mesmas para conter a propagação da Covid-19 e outras doenças respiratórias: lavagem e higienização das mãos; utilizar máscara para proteção de nariz e boca; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar aglomerações e ambientes fechados (procurar manter os ambientes ventilados); evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza.
Reiteramos que a Secretaria Municipal de Saúde tem empreendido todos os esforços para garantir um atendimento mais ágil à população.
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Mariana
VOLTAR
Confira também:

Publicado em 07 de outubro de 2021 às 17:20

Publicado em 28 de junho de 2022 às 09:45

Publicado em 22 de junho de 2022 às 10:12

Publicado em 22 de junho de 2022 às 10:06